Currículo


Atriz, diretora e arte-educadora.
Formação acadêmica: Pedagoga, pela Universidade Federal do Ceará.
Como atriz, iniciou em 1996 com o espetáculo “Aprendiz de Feiticeiro”, de Maria Clara Machado, com o grupo Mirante, da Universidade de Fortaleza, que participou do Festival Nordestino de Guaramiranga e também do III Prêmio Universitário ao Teatro Brasil 96, onde recebeu prêmio de Melhor Atriz.
Foram mais de 15 espetáculos encenados, dentre eles:
 “Rosa, vegetal de sangue”, adaptação do romance de Carlos Heitor Cony, direção de Nazaré Fontenele, com o grupo Em Cena, em cartaz no Teatro Paurillo Barroso, com apresentações no Theatro José de Alencar, tendo ganhado o prêmio de maior plateia, pelo Projeto Ceará Em Cena.
Nos trilhos da Paixão”, de Caio Quinderé, “A Caça e o Caçador”, de Francisco Pereira da Silva, com o grupo Comédia Cearense e direção de Haroldo Serra, que participou dos projetos e festivais: FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Porto-Portugal), Projeto Em Cena Brasil Circulação (Recife-PE e Rio de Janeiro-RJ), Projeto Outras Falas (Mossoró-RN) e Projeto Ato Compacto, pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza-CE).
Solos Literários”, inspirado nas obras de Gabriel Garcia Marques, Luís Cabral de Melo Neto e Guimarães Rosa, com direção de Jiddu Saldanha. Uma parceria dos grupos Trupiniquim e Bicho de Porco, que estreou na Semana Literária de Santa Teresa, no teatro Pascoal Carlos Magno, no Rio de Janeiro-RJ, em 2011.

Como diretora, estreou em 2006, com o espetáculo “A Vinha dos Esquecidos”, de João Clímaco Bezerra, em cartaz no teatro Arena Aldeota, em Fortaleza-CE, com o grupo Em Cena.
Espetáculos dirigidos, dentre outros:
Cordel do Amor sem Fim”, de Cláudia Barral, com o Teatro Trupiniquim, que ficou em cartaz no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rio de Janeiro-RJ) e participou do Encontro de Teatro Popular Latino Americano (Colatina-ES) e do Festival de Teatro de Cubatão, recebendo 10 indicações e 6 prêmios: Melhor Direção, 2° Melhor Espetáculo, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.
O Auto da Camisinha”, de José Mapurunga com o elenco de formandos do curso de Artes Cênicas do Teatro do Kaos (Cubatão-SP), pelo Projeto Superação, patrocinado pela Petrobrás e que circulou em cinco estados brasileiros em 2012.

Outros prêmios:
Prêmio Gasparina Germano de Melhor Atriz, no IX FESFORT (Festival de Esquetes de Fortaleza);
Prêmio Atriz do Ano 98, pelo Prêmio “Destaques do Ano” de 1998, pelo Grupo Balaio.
Prêmio Revelação do ano 97, Prêmio “Destaques do Ano” de 1997, pelo Grupo Balaio.

Atuação como professora de teatro: Diretora fundadora do Grupo de Teatro da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (2001 a 2006); Professora de Teatro do Colégio Christus, em Fortaleza-CE (2001 a 2009); Professora de cursos de extensão na área de teatro na Universidade de Fortaleza; Oficina de teatro para Colônia de Férias Cultural, pela Prefeitura do Rio de Janeiro (2010); Professora de teatro da Cia de dança Renata Peçanha – Rio de Janeiro-RJ (2010). E coordenadora da BIENAL DE TEATRO – O Estudante Em Cena.
Na televisão, grava comerciais locais em Fortaleza, desde 1993, como o das Lojas Zenir. Desde 2000, atua como atriz e apresentadora em programas políticos em Fortaleza-CE e em São Luís-MA. Em 2009, gravou a novela Portuguesa “Morangos com Açúcar”, veiculada pela TVI. Estudou com Luís D´mor, na Escola do Wolf Maia, Antônio Amâncio, no ArtCênicas e com Camilla Amado.